The Purple Grinder

Criador e desenvolvedor

The Purple Grinder é um moedor de café inteligente. Foi criado para ser uma alternativa de baixo custo e alto desempenho aos moedores comerciais, possui sistema de moagem Hario Slim e pode ser controlado por meio de um aplicativo de celular.

THE PURPLE GRINDER

Além da minha atuação profissional, tenho como hobby criar dispositivos e desenvolver projetos pessoais para facilitar meu dia-a-dia e para explorar o potencial de novas tecnologias. The Purple Grinder é um dispositivo que nasceu assim.

The Purple Grinder é um moedor de café inteligente. Foi criado para ser uma alternativa de baixo custo e alto desempenho aos caríssimos moedores de café comerciais, possui sistema de moagem Hario Slim e pode ser configurado e operado por meio de um aplicativo de celular.

Um dos aspectos mais interessantes do The Purple Grinder é que ele é um projeto simples, tanto em sua execução (com exceção da instalação de um pino elástico no eixo do moedor, não houve qualquer outra modificação nele) quanto em sua utilização.

Há apenas um botão no The Purple Grinder: com ele, é possível iniciar ou interromper a moagem. Seu funcionamento ocorre pelo tempo determinado pelo aplicativo de celular. Esse tempo pode variar de 1 à 5 minutos ou pode ser indeterminado.

O processo para conexão com o The Purple Grinder por meio do aplicativo também é bastante trivial: basta apontar a câmera do celular para um QR-Code especial. Assim, o aplicativo encarrega-se de conectar à rede 802.11 do dispositivo e acessar sua API de configuração.

SUA CONSTRUÇÃO

Esse projeto demandou em torno de 60 horas de trabalho. Todo projeto foi autoral, o que inclui os desenhos mecânicos, a integração do hardware e sua programação.

Seu desenho foi feito utilizando Fusion 360. Sua estrutura foi impressa em uma impressora 3D Anycubic Kossel Linear Plus.

Para o hardware do moedor, posto que é necessário que ele se conecte via WiFi ao aplicativo, utilizei o microcontrolador ESP8266 (conhecido popularmente como NodeMCU).Sua programação foi feita inteiramente em C++11. Nele, foi implementado um pequeno webservice REST para permitir sua configuração e operação.

Seu aplicativo Android foi desenvolvido com Kotlin.