My Valentine

Criador e desenvolvedor

Criado como um presente de dia dos namorados, My Valentine é uma pequena luminária IoT cuja iluminação muda de cor seguindo algoritmos inteligentes.


MY VALENTINE

Criado como um presente de dia dos namorados, My valentine é uma luminária IoT em formato de cubo - mais precisamente, ela tem o formato do Weighted Companion Cube do jogo Portal. Ela possui dois modos de funcionamento:

No modo luminária, sua cor e sua intensidade de luz podem ser configuradas localmente por meio um aplicativo Android (My Valentine Lighter).

Contudo, seu modo de funcionamento mais interessante é o modo tracker. Nele, sua iluminação é controlada por meio de um algoritmo que rastreia a geolocalização de um aparelho celular.

MODO TRACKER

Esse modo funciona da seguinte maneira: por meio de um aplicativo (My Valentine Tracker), o usuário define um destino e ativa o rastreamento. Conforme ele se aproxima do destino, o aplicativo se comunica com a luminária e controla a cor de sua iluminação e seu comportamento (que pode piscar ou acender de forma contínua).

Desse jeito, apenas pela iluminação da My Valentine, é possível saber a localização desse usuário: se ele está no começo de sua jornada, no meio ou se já chegou ao destino previamente estabelecido.


SUA CONSTRUÇÃO

Esse foi um projeto simples de ser realizado, que demandou em torno de 40 horas de trabalho. Com exceção do desenho da luminária - retirado daqui - todo projeto foi autoral.

Na luminária, posto que é necessário que ela se conecte a internet para comunicação com os aplicativos, utilizei um microcontrolador com suporte a WiFi, o ESP8266 (conhecido popularmente como NodeMCU). Sua programação foi feita inteiramente em C++11. 

Também criei um webservice REST, que intermedia a comunicação entre o tracker e a luminária. Ele foi feito utilizando Python, Flask-RESTful, SQLite e SQLAlchemy.

Os aplicativos Android foram criados com Java.