Arator 5A

Gerente de Desenvolvimento de Software

Período

2014-Atual

Parceiro

XMobots

O Arator é um drone totalmente automático utilizado primordialmente pelo setor agrícola. Líder de vendas na XMobots - tendo mais de 100 unidades fabricadas - o Arator possui autonomia de 50 minutos e tecnologia HA, que permite acurácia de até 2 centímetros na criação de ortofotos e modelos digitais.

O ARATOR

É um drone portátil de alta tecnologia, líder de mercado em sua área e o mais avançado drone de pequeno porte desenvolvido no Brasil.

  • Sistema enxuto: além da aeronave, o Arator é composto por apenas uma antena de comunicação e uma Estação de Controle.
  • Autopiloto desenvolvido pela XMobots com SoC ARM de 1GHz, rodando RTOS QNX;
  • Software de Estação de Controle em tempo real desenvolvido pela XMobots (chamado XPlanner) utilizado nas fases de planejamento, execução e pós-processamento dos voos.

MINHA ATUAÇÃO

Neste projeto atuei como gerente de desenvolvimento de software e desenvolvedor ativo, com grande ênfase nos softwares da Estação de Controle. Criei, primordialmente, softwares para operação e monitoramento do Arator.

Esses softwares foram desenvolvidos em Java (Swing), C e C++, utilizando MDD com IBM Rational Rhapsody (UML) e Esterel SCADE. Eles atendem a requisitos multiplataforma e de tempo real, sendo capazes rodar em ambientes embedded Linux (com ARM) e Windows.


PARA SABER MAIS